A viola organista de Leonardo da Vinci

viola organista01

Entre os esboços de máquinas voadoras, paraquedas, roupas de mergulho e tanques blindados encontrados nas páginas dos famosos cadernos do gênio Leonardo da Vinci, encontra-se uma ideia curiosa para um instrumento musical.

Chamado de viola organista pelo polímata italiano, esse instrumento musical está entre os poucos projetos que Leonardo da Vinci não conseguiu explorar com mais afinco.

A ideia geral para o instrumento foi correlacionar o teclado com o som sustentado de um instrumento de cordas. Infelizmente, da Vinci não conseguiu concretizar seu projeto em vida.

Porém, a história da viola organista não acaba por ai!

viola organista02

Após 5.000 horas de trabalho ao longo de três anos e cerca de 10.000 dólares investidos no projeto, o pianista polonês Slawomir Zubrzycki, lançou sua própria versão da viola organista e tornou-se a primeira pessoa no mundo a efetivar com sucesso a ideia desenvolvida pelo talentoso artista e inventor.

Além de ser um belo instrumento, a viola organista produzida por Zubrzycki é totalmente funcional. E o pianista demonstrou isso em público pela primeira vez na no Festival Internacional do Piano realizado na cidade de Cracóvia, Polônia, há algumas semanas atrás.

Confira o vídeo abaixo.

Comente com sua conta do Facebook

Posted in:

Deixe uma resposta